Parâmetros importantes na Cromatografia de Par Iônico
Basicamente as modificações feitas em cromatografia de par iônico são para mudar parâmetros como a retenção (k) e a seletividade (α).
– As modificações que atuam nas mudanças de seletividade e retenção são as seguintes:
- Concentração de pares de íons
À medida que a concentração do reagente do par de íons é aumentada, a seletividade entre analitos neutros e carregados, e entre analitos carregados, será alterada. Obviamente, conforme a concentração do par de íons aumenta, o fator de retenção também aumenta. Deve-se notar, no entanto, que à medida que as concentrações do reagente do par de íons aumentam, a retenção do composto neutro pode diminuir, devido ao acesso limitado à porção hidrofóbica da fase estacionária.
- O pH
O pH é alterado, a seletividade entre os compostos ionizados e neutros irá se alterar, particularmente devido à extensão da ionização dos analitos carregados. A seletividade entre analitos carregados também pode se alterar. É importante lembrar que o pH da fase móvel deve ser ajustado para promover a ionização tanto do reagente do par de íons quanto do analito carregado – a situação reversa para HPLC de supressão de íons.
– Para mudança somente no tempo de retenção podemos utilizar os seguintes itens:
- Modificador Orgânico (%)
Este parâmetro controla a retenção (k). Como de costume em HPLC de fase reversa, o modificador orgânico percentual controla a retenção. Aumentar a quantidade de modificador orgânico diminui o tempo de retenção – embora o analito possa ser carregado, o mecanismo ainda é de partição hidrofóbica.
- Tipo de reagente de par de íons
Quanto mais hidrofóbico o reagente do par iônico, mais altamente retidas as moléculas de analito. Alguns podem argumentar que a seletividade também pode ser alterada, isso só acontecerá em casos raros para moléculas de analito carregadas.
Aproveite e conheça nosso CL@D Cromatografia
Por Pedro Alexandre